PPP

Projeto Político Pedagógico

Introdução
    A educação é uma prática social, cujo objetivo é a socialização de experiências, historicamente acumuladas e culturalmente organizadas, para que os indivíduos atingam à idade adulta com os conhecimentos, destrezas e atitudes necessárias à convivência e à realização individual.
Nós da Creche José Goulart elaboramos o presente projeto visando estabelecer condições necessárias para o desenvolvimento e prática do nosso trabalho, conciliados no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil vigente.
   Acreditamos que o objeto de conhecimento para as crianças pequenas, é toda a realidade a sua volta, e a aproximação da mesma efetua-se de maneira integrada. Sendo assim, trabalhamos criando condições para que esta interação ocorra de forma prazerosa e lúdica, e que o conhecimento seja apresentado levando em consideração tanto às características individuais de cada criança, quanto às mudanças que ocorrem em cada faixa etária.   

Justificativa
   Buscando modificar a concepção de educação assistencialista de muitas pessoas quando o assunto é creche, elaboramos o presente projeto.Entendemos que a criança é um ser pleno e que através da ação integrada entre os aspectos: afetivos, físicos, cognitivos e sociais é que o seu desenvolvimento acontece de forma harmoniosa. Contando, sempre que possível, com a parceria dos responsáveis, propiciando assim um ambiente de respeito e colaboração mútuo entre os profissionais e as famílias, visando uma linha coerente de ação e a busca de um mundo melhor para nossas crianças.

Referência Teórica Metodológica
    A educação infantil tem como principal objetivo desenvolver a criança em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, mediante:
Construção de identidade e autonomia;
Interação e socialização da criança no meio social, familiar e da creche;
Ampliação progressiva dos conhecimentos de mundo.
       Apoiados nos quatro princípios gerais propostos em uma pesquisa promovida pela UNESCO com vistas a definir o que é essencial para educação no séc. XXI. Os quatro pilares estão interligados, pois constituem uma unidade, são eles:
APRENDER A CONHECER;
APRENDER A FAZER;
APRENDER A VIVER JUNTOS;
APRENDER A SER.
     Decidimos trabalhar com a metodologia de projetos, porque acreditamos ser uma forma de trabalho abrangente que envolve diferentes assuntos em torno de um tema, indo ao encontro dos interesses das crianças, elaborados de acordo com este documento e respeitando a faixa etária de cada criança.
  
PROJETO TRANSVERSAL 
“CONTANDO HISTÓRIAS E FAZENDO ARTES”
     Decidimos trabalhar com um projeto transversal, porque o nosso planejamento é pautado em cima da contação de histórias. É ela quem determina todas as demais áreas, que são: leitura, artes e brincadeiras.
OBJETIVO GERAL
   Incentivar o gosto por manusear e ouvir histórias, possibilitando assim a ampliação do vocabulário, a vivência de diferentes situações e experiências, a socialização, estimulando a criatividade e ampliando progressivamente os conhecimentos do mundo.


AÇÃO ADMINISTRATIVA
OBJETIVO GERAL
      Garantir uma qualidade real no atendimento às crianças e aos profissionais, mantendo a unidade do Projeto Político Pedagógico. Desenvolver na creche um espaço catalisador de sugestões e opiniões da comunidade escolar, buscando sempre soluções, cumprindo seu papel enquanto Órgão Público da administração Municipal a serviço desta comunidade.


AÇÃO COMUNITÁRIA
OBJETIVO GERAL
   Conscientizar a comunidade da verdadeira finalidade desta creche, ou seja, que ela é um lugar de socialização, de aprendizagem, e não apenas um espaço onde as crianças possam ficar, enquanto seus responsáveis necessitam. Antes de tudo, creche é um direito da criança e enquanto sujeito desse direito merece ser cuidada e educada com amor nesta creche e fora dela.


AÇÃO PEDAGÓGICA
OBJETIVO GERAL
   Garantir uma creche de qualidade real: eficiente, prazerosa e eficaz na realização da função a que se propõe, oferecendo em um ambiente adequado, situações que desenvolvam as crianças em todas as suas potencialidades e possibilite o acesso a conhecimentos amplos, envolvendo sempre que possível seus responsáveis nos projetos elaborados.


AVALIAÇÃO
    Ocorrerá de forma processual e contínua, valorizando o progresso da criança, identificando o desenvolvimento de competências e habilidades, e redimensionando as ações/projetos de acordo com as necessidades apresentadas ao longo do ano letivo.