Quem Somos

    Somos uma creche pública municipal atendendo atualmente a 100 crianças na faixa etária entre 6 meses a 3 anos e 11 meses,  sob a coordenação da E/6ª Coordenadoria Regional de Educação. Realizando um trabalho pedagógico que promova a cada criança seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e nutritivo dentro dos objetivos amparados  por lei e necessidades propostas por nossa comunidade escolar.

Nossa História
      No início dos anos 80, em um lugar onde não havia quase moradores, 5 casas apenas que pertenciam a uma só família- os Goulart, acontece uma invasão com cerca de 200 famílias, que logo se organizaram e fundaram a sua Associação de Moradores.
       Diante da necessidade de um lugar para que as crianças da comunidade pudessem ficar enquanto suas mães iam trabalhar, após muitas discussões, resolveu-se então construir uma creche no terreno  que era destinado ao lazer da comunidade.
      Após muitas lutas a Prefeitura no ano de 1988 construiu o primeiro prédio da creche José Goulart com: uma secretaria, uma cozinha, um refeitório, quatro salas, dois banheiros, uma despensa e um amplo espaço para obras futuras. Suas atividades começaram no dia 20/11/88, tendo sua inauguração ocorrida no dia 28/04/89, contando com a presença do então prefeito Marcelo Alencar, representantes da SMDS, da AMPE e comunidade.
      Num convênio entre SMDS e AMPE a creche funcionou com a administração da secretaria e funcionários da associação, prestando um serviço assistencialista, voltado apenas para o cuidado e proteção das crianças. Eram cerca de 70 crianças na idade entre 1 a 4 anos. Em 1994 devido a rompimentos na estrutura do prédio, teve suas atividades interrompidas para entrar em obras.
    Entretanto a necessidade de moradia e a demora no início das obras, o prédio acabou sendo ocupado por algumas famílias, que nele residiram até o ano de 2000. Quando foi desapropriado para reconstrução.
     Em dezembro de 2000 com a presença da 1ª dama do Município e Presidente da Obra Social da Cidade do R.J., Srª Rizza Paes Conde, foi inaugurado o novo prédio da Creche José Goulart que teve suas atividades reiniciadas em Março do ano seguinte.

O Que Pensamos ...
   Apoiados nos quatro princípios gerais proposto pela UNESCO, com vistas a definir o que é essencial para a educação no século XXI, a Creche José Goulart, tem como objetivo garantir aos nossos pequenos um lugar aconchegante, seguro onde seja possível explorar o mundo, fantasiar, brincar, ter acesso a livros, ouvir histórias, recontá-las,  desenvolver habilidades, ser  respeitado na sua individualidade,  FELIZ e MUITO amado. Sabemos que a educação infantil representa o primeiro passo para o desenvolvimento  da cidadania. E esta creche tem como objetivo garantir esses direitos aos nossos pequenos, contribuindo para o término do descaso e abandono social em que vivem nossas crianças.